Pular para o conteúdo principal

Los Reciclados: uma orquestra de sucata

'Nada de cria, nada se perde, tudo se transforma.' A frase célebre do químico francês Lavoisier define bem as iniciativas de reutilização e reciclagem que vemos todos os dias despontando pelo Universo.

A falta de dinheiro é na maioria das vezes o combustível para a criatividade e a criação de novas oportunidades. Cateura, uma favela de Assunção (no Paraguai), cresceu  no entorno de um lixão formado ali. Este mesmo lixão fervilhou uma história emocionante onde a música, as boas ideias e o lixo transformam vidas e inspiram histórias. Uma orquestra formada por crianças chamada Los Reciclados foi formada com a transformação do lixo em instrumentos musicais!

Os catadores que vivem da coleta de lixo daquela região decidiram usar toda a sucata em bom estado que encontravam para fabricar instrumentos musicais de sopro, cordas e percurssão, típicos da música erudita e popular. Nas fotos abaixo nós vemos banjos, violões, violinos, violoncelos, violões, contrabaixos, flautas, trompetes e caixas de repique. Tudo feito a partir de sucata. O som não era o dos mais profissionais, mas rende uma sonoridade única com um misto de súplica e denúncia, como se a comunidade dissesse: 'Ei, olha o que nós fazemos com o que vocês jogam aqui. Fazemos o que podemos, aonde estamos e com o que nós temos'.
Quem teve a ideia foi o diretor e fundador da orquestra, Favio Chavez, que pensando em dar uma chance para esses jovens terem acesso à arte, também daria uma vida melhor a eles. Provavelmente, se isso não tivesse acontecido, eles nunca teriam um instrumento musical, que muitas vezes custam mais que suas próprias casas.
A partir daí, nasceu o filme Landfill Harmonic, que conta essa história de superação. O trailer do filme se chama The Recycled Orchestra pode ser visto aí em baixo. Nele está a prova do poder transformador da música, mas também um alerta sobre dois temas fundamentais dos nossos dias: a pobreza e a poluição e desperdício de resíduos.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Deusa Tecelã

Dos tempos que se perdem nas brumas, emerge majestosa a Grande Deusa Tecelã, aquela que, assim como faz a aranha até os dias de hoje, produziu do seu ventre os fios que formam a estrutura do universo. Estes mesmos fios que, ao se organizarem e reorganizarem continuamente, formam todos os diferentes elementos que compõem o mundo múltiplo, variado e diverso. Contendo tudo que foi, é e será, sua teia-vida estabelece as relações mútuas que vinculam esta grande variedade de seres no que a Ciência denomina de Campo Unificado de Energia ou Consciência. No Egito Antigo, esta fiandeira cósmica era conhecida como a Deusa Neit. Dela emanam os fios essenciais que se interconectam na teia multidimensional, a estrutura básica de tudo que existe no universo. Dela também emana o primeiro movimento da criação, que se desdobra no trançar dos fios em infinitas possibilidades, que vão tecendo a realidade cósmica. A Grande Deusa fia e tece toda a existência do caos bruto em reali

10 cidades que são coloridíssimas!

1. Guanajuato, México Na região central do México, as cidades surgiam em torno das minas que produziam 30% da prata comercializada na época colonial. A escalada de construções espanholas refletiu a prosperidade, e o colorido das fachadas, o espírito latino do povo. ________________________________________________________________ 2. San Juan, Porto Rico A parte antiga da cidade é um verdadeiro mosaico de estilos. Dos tons quentes aos pastéis, as cores revestem toda a região, das fachadas às ruas ? os paralelepípedos que vieram da Espanha no século 16 ganharam uma leve coloração azulada com o passar do tempo. ________________________________________________________________ 3. Valparaíso, Chile O colorido das residências que vão de uma ponta à outra é um dos charmes da cidade portuária. Cercada por aproximadamente 40 colinas, a região ganhou o apelido de São Francisco do Sul. ________________________________________________________________ 4. St.

Dia da Araucária

A Araucaria angustifolia, conhecida popularmente por pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é uma espécie que se destaca nas florestas, principalmente da região Sul do Brasil. A  Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgou em 2013 uma lista de 27  árvores mais ameaçadas em todo o mundo. A Araucária é a única indicada como criticamente ameaçada em lista internacional. A espécie já perdeu 97% da área original e a variabilidade genética está comprometida, segundo pesquisadores. A cobertura destas árvores correspondia a cerca de 40% da floresta ombrófila mista, que compõe o bioma da mata atlântica.   Por ser uma espécie madeireira de grande valor comercial e sua semente (pinhão) constitui um alimento muito nutritivo e energético apreciado pela fauna e na culinária brasileira. Além da intensa exploração madeireira e de suas sementes, a araucária sofre pela redução de seu habitat devido ao avanço da fronteira agrí