segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sitiê - santuário ecológico na favela do Vidigal - RJ

A frase 'podemos transformar o mundo' aparece muitas vezes colocada como um clichê, mas o óbvio precisa ser dito e repetido quantas vezes forem necessárias. Do alto da favela do Vidigal no Rio de Janeiro, entre vielas, fios e escadarias que compõem um labirinto para os desacostumados, surge um santuário ecológico, um verdadeiro ateliê aberto a quem tiver pernas e tiver a sorte de ser levado até lá.

Aonde uma vez foi um descarte de todo o tipo de lixo dos moradores do Vidigal, dois artistas plásticos, botânicos e seres iluminados olharam para aqueles resíduos e decidiram, de próprio punho, remover os dejetos desnecessários e transformar aqueles que podem ser colocados em outras funções. Garrafas PETs viram bancos, pequenas cercas, hortas verticais, vasos de mudas. Pneus velhos viram escadas. Rodas de bicicleta são transformadas em mesas engenhosas e encantadoras.

O poder de transformação do ser humano é impressionante. Em meio a reutilização dos recicláveis, pequenas hortas com diversos legumes e temperos são organizadas em 'ninhos', em torno de um pé de bananeira centralizado, responsável pelo equilíbrio orgânico das hortas.

Os visitantes ainda ganham no final da visita mudas de temperos e chumaços de vegetais que estão na época, no nosso caso, manjericão e clorofila. 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário