Pular para o conteúdo principal

Sitiê - santuário ecológico na favela do Vidigal - RJ

A frase 'podemos transformar o mundo' aparece muitas vezes colocada como um clichê, mas o óbvio precisa ser dito e repetido quantas vezes forem necessárias. Do alto da favela do Vidigal no Rio de Janeiro, entre vielas, fios e escadarias que compõem um labirinto para os desacostumados, surge um santuário ecológico, um verdadeiro ateliê aberto a quem tiver pernas e tiver a sorte de ser levado até lá.

Aonde uma vez foi um descarte de todo o tipo de lixo dos moradores do Vidigal, dois artistas plásticos, botânicos e seres iluminados olharam para aqueles resíduos e decidiram, de próprio punho, remover os dejetos desnecessários e transformar aqueles que podem ser colocados em outras funções. Garrafas PETs viram bancos, pequenas cercas, hortas verticais, vasos de mudas. Pneus velhos viram escadas. Rodas de bicicleta são transformadas em mesas engenhosas e encantadoras.

O poder de transformação do ser humano é impressionante. Em meio a reutilização dos recicláveis, pequenas hortas com diversos legumes e temperos são organizadas em 'ninhos', em torno de um pé de bananeira centralizado, responsável pelo equilíbrio orgânico das hortas.

Os visitantes ainda ganham no final da visita mudas de temperos e chumaços de vegetais que estão na época, no nosso caso, manjericão e clorofila. 

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Deusa Tecelã

Dos tempos que se perdem nas brumas, emerge majestosa a Grande Deusa Tecelã, aquela que, assim como faz a aranha até os dias de hoje, produziu do seu ventre os fios que formam a estrutura do universo. Estes mesmos fios que, ao se organizarem e reorganizarem continuamente, formam todos os diferentes elementos que compõem o mundo múltiplo, variado e diverso. Contendo tudo que foi, é e será, sua teia-vida estabelece as relações mútuas que vinculam esta grande variedade de seres no que a Ciência denomina de Campo Unificado de Energia ou Consciência. No Egito Antigo, esta fiandeira cósmica era conhecida como a Deusa Neit. Dela emanam os fios essenciais que se interconectam na teia multidimensional, a estrutura básica de tudo que existe no universo. Dela também emana o primeiro movimento da criação, que se desdobra no trançar dos fios em infinitas possibilidades, que vão tecendo a realidade cósmica. A Grande Deusa fia e tece toda a existência do caos bruto em reali

10 cidades que são coloridíssimas!

1. Guanajuato, México Na região central do México, as cidades surgiam em torno das minas que produziam 30% da prata comercializada na época colonial. A escalada de construções espanholas refletiu a prosperidade, e o colorido das fachadas, o espírito latino do povo. ________________________________________________________________ 2. San Juan, Porto Rico A parte antiga da cidade é um verdadeiro mosaico de estilos. Dos tons quentes aos pastéis, as cores revestem toda a região, das fachadas às ruas ? os paralelepípedos que vieram da Espanha no século 16 ganharam uma leve coloração azulada com o passar do tempo. ________________________________________________________________ 3. Valparaíso, Chile O colorido das residências que vão de uma ponta à outra é um dos charmes da cidade portuária. Cercada por aproximadamente 40 colinas, a região ganhou o apelido de São Francisco do Sul. ________________________________________________________________ 4. St.

Dia da Araucária

A Araucaria angustifolia, conhecida popularmente por pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é uma espécie que se destaca nas florestas, principalmente da região Sul do Brasil. A  Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgou em 2013 uma lista de 27  árvores mais ameaçadas em todo o mundo. A Araucária é a única indicada como criticamente ameaçada em lista internacional. A espécie já perdeu 97% da área original e a variabilidade genética está comprometida, segundo pesquisadores. A cobertura destas árvores correspondia a cerca de 40% da floresta ombrófila mista, que compõe o bioma da mata atlântica.   Por ser uma espécie madeireira de grande valor comercial e sua semente (pinhão) constitui um alimento muito nutritivo e energético apreciado pela fauna e na culinária brasileira. Além da intensa exploração madeireira e de suas sementes, a araucária sofre pela redução de seu habitat devido ao avanço da fronteira agrí