quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como fazer sacola de jornal

As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.

No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. E como substituir as sacolas de plástico que sempre acomodaram o nosso lixo? Algumas alternativas estão sendo adotadas. 

Substituir por sacolas feitas com jornal é uma ótima opção. O jornal não contém aditivos químicos e é de facílima decomposição. Bastam alguns dias e ele está desfeito. 

É muito fácil de fazer. Veja abaixo os passos e tente reproduzir na sua casa:

1) Tudo começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.



2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.


3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


4) Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.


5)Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


6) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.



7) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


8) Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


9) É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!


Uma alternativa criativa que você pode fazer em casa =)

Não entendeu nada? Assista o vídeo e veja como fazer a dobradura:
              

(Imagens e texto retirados do Blog Coletivo Verde)








Nenhum comentário:

Postar um comentário